Blog do JM

22 abril, 2006

Mente, realidade e sexo

Acabo de receber um presente especial de Mackenzie Melo, engenheiro e meu amigo que vive em Boston, USA. Trata-se da edição de fevereiro da MIND, título especial da revista Scientific American (foto ao lado). Traz reportagens interessantíssimas que são subsídios para textos que escreverei brevemente em nosso site Planeta Jota (www.planetajota.jor.br).
A reportagem de capa trata da última palavra da ciência na pesquisa sobre como o cérebro percebe e interpreta a realidade. E mostra como os estudos científicos estão próximos do antigo ensinamento espiritual - principalmente do budismo - sobre o papel da mente como formatadora de nosso mundo "real".
Gostei muito também da matéria com o Dalai Lama, que nos ajuda a pensar melhor a questão ética de tendências como as chamadas "ciência do cérebro" e "ciência da meditação" - que consideram o desenvolvimento de novas drogas para o controle da mente - conduzindo-nos a uma postura de equilíbrio. Eu continuo a ter reservas em relação à visão utilitarista de muitos pesquisadores (respaldada pelos grandes laboratórios farmacêuticos), pois receio o uso indiscriminado de pílulas para nos tranquilizar, nos fazer felizes, nos tornar isso ou aquilo. No caminho espiritual, sei, abrimos as portas para que a essência se revele e se expanda no corpo. Uma susbstituição do uso do livre arbítrio e do esforço pela simples adição química - é o que penso hoje, preciso elaborar melhor - poderia tirar um pouco de nossa dignidade de humanos (não somos robôs simplórios) e de seres co-criadores.
Outra boa reportagem da revista trata de sexualidade e escolha - a questão ser ou não ser hétero ou homossexual. Trouxe-me elementos novos sobre o conceito de continuum sexual, que eu adoto há vários anos. Ao lermos a matéria, percebemos o quanto essa questão é simplificada à luz das tradições culturais e religiosas. Voltaremos a esses temas, no site. Aguardem.

1 Comments:

  • Ainda não terminei de ler essa e a outra já saiu! Tendo portador indo praí, te mando novamente. :)

    Concordo com você em relação à química. E também quando fala com relação a uma melhor elaboração do que você pensa. Ainda batalho muito comigo em como organizar as idéias. E o que é mais interessante é que me preocupo não apenas em como eu entendo pra mim mesmo, mas como posso expressar a idéia para poder passá-la adiante. Acho que preciso voltar a meditar urgente.

    Bom, como não li a reportagem e não lembro de você ter falando antes sobre esse "continuum" sexual, será que você podia explicar um pouco sobre isso depois?

    Abração!

    By Blogger Mackenzie Melo, at 3/5/06 03:38  

Postar um comentário

<< Home